A traumatologia é a especialidade médica que cuida da saúde relacionada aos ossos, músculos, ligamentos e articulações. Toda vez que alguém sofre um acidente de carro, queda, contusão ou acidente de trabalho, é o médico traumatologista quem cuidará dela.
A ortopedia, por sua vez, cuida das deformidades e doenças do sistema locomotor que não estão relacionadas ao trauma; por exemplo, as deformidades e dores relacionadas aos músculos e articulações.
O Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Lucas da PUCRS (SOT PUCRS) foi inaugurado em 1973, sendo referência na cidade de Porto Alegre desde então.
Além da excelência assistencial, que é a grande marca do SOT, o serviço ainda se destaca na área do ensino. Em 2021, o SOT completa 40 anos como centro formador de médicos residentes especialistas em Ortopedia e Traumatologia, ocupando posição de destaque no Brasil como centro de ensino e como referência para casos complexos. A procura pela residência no SOT do HSL PUCRS é uma das maiores do estado e o profissional aqui formado tem reconhecimento e confiança da sociedade, pois nele são reconhecidos os valores éticos da instituição e a alta capacidade técnica. À frente do Serviço de Ortopedia e Traumatologia, contamos com a liderança do Dr. Luiz Antônio Simões Pires há mais de uma década.
Na sua composição, o SOT conta com especialistas de todas as áreas da Ortopedia / Traumatologia, que atuam diariamente no hospital.
Na sua estrutura, o SOT conta com toda a rede de apoio do Hospital São Lucas da PUCRS, possibilitando ao paciente receber desde o primeiro atendimento até os mais complexos tratamentos. Toda a cadeia de diagnóstico complementar e tratamento está presente na estrutura do HSL, contemplando exames (laboratório, patologia, raio-x, ecografia, tomografia, eletroneuromiografia, cintilografia, ressonância magnética) e uma gama extensa de tratamentos como fisioterapia, terapia ocupacional, infiltrações, procedimentos minimamente invasivos modernos guiados por radiologia e cirurgias de todos os portes.
Ainda como parte da estrutura do HSL, contamos com toda a rede de apoio multidisciplinar, fundamental para um atendimento mais abrangente dos pacientes que necessitem. A resolutividade é uma característica marcante do grupo do SOT, que dispõe de recursos modernos e de fácil acesso para o paciente. Equipe para avaliações clínicas e cardiológicas pré e pós-operatórias, equipe de oncologia, equipe de fisiatria, unidade de tratamento intensivo e outras tantas, são o grande diferencial na assistência completa às necessidades do paciente.
Nossa sede se localiza no andar térreo do Hospital São Lucas da PUCRS, e estamos sempre de portas abertas para receber a população de Porto Alegre, em sistema de Pronto-Atendimento.
Lesões mais frequentes tratadas pela Traumatologia:
ratamentos mais frequentes propostos pelo médico traumatologista
Relembrar histórias, conhecer novas histórias e entregar apoio, acolhimento,...
As condições climáticas do Rio Grande do Sul seguem deixando muitas famílias...
O coordenador do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital São Lucas da PUCRS, Lucas Ramos,...
O Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, também conhecido como...
Cerca de 10 mil pessoas necessitam de bolsas de sangue, diariamente, no Rio Grande do Sul. Pensando...
O dia 10 de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio,...
Eu estou bem feliz aqui. As enfermeiras, os médicos, os profissionais da limpeza, da hotelaria, os nutricionistas cuidam muito bem de mim. Um dia, conversando com a nutricionista Thais Scherer, eu notei o quão importante é o trabalho das pessoas que fazem o meu alimento. Depois disso, eu resolvi conhecer os cozinheiros e fazer uma carta em forma de agradecimento por todo o carinho que eles tiveram comigo.
Fui muito bem acolhido pela equipe de neurocirurgia. Vim para o hospital por que estava com um tumor na hipófise, o que comprometia a minha visão. Já na UTI eu estava com a visão recuperada, com a minha saúde e a minha vida. Então, meu muito obrigado a todos, incluindo a equipe de enfermagem, de técnicos, enfim, a todos que se envolveram comigo. Eles me acolheram de um forma tão grande que eu também me envolvi.
Depois de uma longa internação, pedi à equipe para pegar um ar livre e ver o sol. Com o pessoal da fisioterapia e com os Doutorzinhos ganhei um passeio na rua e foi muito legal, bem revigorante. A gente se divertiu muito.
Eu fui a vários lugares e minha dor continuava sempre. E eu, que não conseguia nem colocar o pé no chão, no dia seguinte à cirurgia já estava caminhando. Agradeço muito pela dedicação em minha cirurgia pulmonar.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
continuar e fechar