HISTÓRICO
Com o lançamento de sua pedra fundamental, o Hospital São Lucas foi concebido como uma instituição cristã, católica e marista por fazer parte da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Por essa razão, as sementes da humanização e evangelização estavam presentes desde naquele momento.
Desde a inauguração, em 1976, contou com a atuação de Irmãos Maristas, sacerdotes e religiosas bem como de leigos (as) e voluntários(as) junto aos usuários do então Hospital Universitário da PUCRS (HUP).
Ser voluntário em qualquer tempo e espaço é responder a um chamado para partilhar talentos humanos. Atualmente, o Voluntariado Marista tem como objetivo contribuir na construção da Cultura da Solidariedade, e está alinhado com a missão de evangelizar, segundo o carisma marista, formando cidadãos e cidadãs comprometidos/as com a promoção da vida.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
100 voluntários
COMO POSSO ME TORNAR UM VOLUNTÁRIO
Se você é aluno(a), diplomado(a) ou colaborador(a) da PUCRS, contate o Centro de Pastoral e Solidariedade, para verificar o período de inscrições, ou fique atento ao site www.pucrs.br/pastoral. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3576 ou pelo e-mail [email protected]
Se você não possui vínculo com a PUCRS, pode entrar em contato diretamente com a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) pelo telefone (51) 3221-2318.
Venha conosco contribuir com a cultura da solidariedade!
CONTATO
Telefones: (51) 3320 -5070
E-mail: [email protected]
Analistas de Pastoral
Matheus Goulart Jardim - [email protected]
Jonathan dos Santos - [email protected]
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h.
CENTRAL DE VOLUNTARIADO
O programa voluntariado do Hospital São Lucas atualmente tem 10 projetos desenvolvidos que tem a participação de cerca de 100 voluntários provenientes da Comunidade de Porto Alegre e Universidade da PUCRS. Todos os projetos são realizados em horário de atendimento da Central do Voluntariado: De segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h.
Caso tenha interesse em ser voluntário os projetos disponíveis são:
PROJETO BELEZA SOLIDÁRIA
Público beneficiado: Pacientes em geral
Objetivo: Tem como objetivo proporcionar aos pacientes internados condições humanizadas e dignas frente suas necessidades básicas de higiene e bem-estar.
Atuação: Projeto oferece corte de cabelo para pacientes que estão um longo período de internados. O profissional voluntário comparece uma vez na semana, no período de 2h semanais, e será conduzido pela líder do Serviço Social aos pacientes de longa permanência e aos pacientes oncológicos. O Projeto também conta com o apoio da equipe de enfermagem e da higienização da Unidade.
PROJETO CAMINHO SOLIDARIO
Público beneficiado: Pacientes, Familiares e Colaboradores.
Objetivo: Tem como objetivo ser presença solidária para pacientes, familiares e colaboradores.
Atuação: Atuar na organizaçãodas doações recebidas (roupas, calçados, objetos decorativos e outros utensílios) realizando a seleção e organização dos mesmos que serão disponibilizados no Brechó Solidário com três edições anuais. Toda a renda do brechó é revertida na compra de vales-refeições, destinados aos familiares de pacientes em situação de vulnerabilidade, bem como, na aquisição de material de higiene, fraldas e subsídio de materiais para os demais projetos.
PROJETO COMEÇAR DE NOVO “VOLUNTÁRIAS DA MAMA”
Público beneficiado: Mulheres em tratamento Oncológico
Objetivo: Tem como objetivo atender, apoiar e ser presença junto à pacientes em tratamento de câncer de mama e seus familiares.
Atuação: Visitar as pacientes no ambulatório e internação. O projeto conta com a confecção de órteses mamárias, almofadas corações e perucas. Aceita-se doação de cabelos para o banco de perucas.
PROJETO ESPIRITUALIDADE
Público beneficiado: Pacientes, Familiares, Cuidadores e Colaboradores
Objetivo: Tem como objetivo partilhar o amor de Deus, de forma incondicional e ecumênica, com pacientes, familiares, cuidadores e colaboradores. O projeto espiritualidade tem como fonte de inspiração a Parábola do Bom Samaritano (Lucas 10,29-37) que busca integrar Acolhida, Cuidado, Compaixão e Alegria
Atuação: Fazer visitas aos pacientes internados nas unidades de internação e quando solicitado em casos específico, prestar assistência espiritual para eles, familiares, acompanhantes e colaboradores.
OBS: Assistência Espiritual/ Religiosa na instituição é prestada a todos os pacientes em conformidade com seu credo religioso. Aos católicos será proposto os rituais dos sacramentos: Unção dos Enfermos, Sagrada Eucaristia, Reconciliação, Batismo. Assim, como membros de outras denominações podem receber atendimento do líder espiritual mediante solicitação.
PROJETO HISTÓRIAS DE VIDA
Público beneficiado: Pacientes internados
Objetivo: Tem como objetivo escutar o paciente a fim de perceber como ele está se sentindo no momento e como está enfrentando o tratamento; dar oportunidade para que o paciente possa contar sua história, compartilhar seus anseios, desejos, esperanças... procurar estabelecer um diálogo com o paciente, com um familiar ou acompanhante e ser uma presença amiga.
Atuação: Visitar os pacientes internados nas unidades de internação e os que estão fazendo hemodiálise, quimioterapia e radioterapia.
PROJETO MÚSICA E ALEGRIA
Público beneficiado: Pacientes internados, jovens de 15 a 30 anos, idosos acima de 60 anos e Pacientes da Hemodiálise, Radioterapia e Oncologia.
Objetivo: Tem como objetivo levar animação e música para os pacientes, familiares, colaboradores e demais clientes que circulam no ambiente hospitalar.
Atuação: Representar, através de diversos personagens, situações que inspiram alegria, vida, descontração, humanidade, entretenimento e principalmente, empatia com o outro, através da interação musical nos espaços do hospital, música ambiente nos espaços onde há circulação de pessoas.
PROJETO REIKI
Público beneficiado: Colaboradores
Objetivo: Tem como objetivo promover o bem-estar dos colaboradores proporcionando um equilíbrio mental, espiritual, emocional e físico.
Atuação: Restabelecer a conexão consigo mesmo e com sua essência através da fonte criadora existente dentro de si.
PROJETO RODA LIVROS
Público beneficiado: Colaboradores
Objetivo: Tem como objetivo estimular a cultura do conhecimento e promover aos colaboradores o acesso à leitura por meio de um acervo bibliográfico móvel “ Roda Livros”
Atuação: O “ Roda Livros” constitui-se em um carrinho adaptado com estantes para acomodar diversos livros, de diferentes gêneros literários. Ele fica disponível no segundo andar em frente ao acesso do restaurante dos colaboradores durante o período de almoço. Aceita-se doação de livros de leitura.
PROJETO VOLUNTÁRIOS ACOLHEDORES
Público beneficiado: Todas as pessoas que chegam ao HSL.
Objetivo:Tem como objetivo ser uma presença acolhedora para os pacientes, familiares, acompanhantes e demais clientes que chegam na instituição.
Atuação: Auxiliar o público quanto a localização dentro do hospital bem como, quando necessário, conduzi-lo até o local desejado. Atuação: Acolher e orientar as pessoas com informações e auxiliando no acesso ao hospital.
Atividade aconteceu nesta quarta-feira, 2 de outubro “Por que o sangue...
O Hospital São Lucas da PUCRS, em parceria com a Escola de Medicina da PUCRS, está com...
Atividade aconteceu nesta quarta-feira, 2 de outubro “Por que o sangue...
O Hospital São Lucas da PUCRS, em parceria com a Escola de Medicina da PUCRS, está com...
O Hospital São Lucas da PUCRS, em parceria com a Escola de Ciências da Saúde e da...
Em celebração ao Setembro Verde, o Hospital São Lucas da PUCRS realizará o...
Inciativa acontecerá no dia 16 de setembro, das 8h às 12h, no auditório do Parque...
Instituição possui a certificação que comprova qualidade e alto...
Eu estou bem feliz aqui. As enfermeiras, os médicos, os profissionais da limpeza, da hotelaria, os nutricionistas cuidam muito bem de mim. Um dia, conversando com a nutricionista Thais Scherer, eu notei o quão importante é o trabalho das pessoas que fazem o meu alimento. Depois disso, eu resolvi conhecer os cozinheiros e fazer uma carta em forma de agradecimento por todo o carinho que eles tiveram comigo.
Fui muito bem acolhido pela equipe de neurocirurgia. Vim para o hospital por que estava com um tumor na hipófise, o que comprometia a minha visão. Já na UTI eu estava com a visão recuperada, com a minha saúde e a minha vida. Então, meu muito obrigado a todos, incluindo a equipe de enfermagem, de técnicos, enfim, a todos que se envolveram comigo. Eles me acolheram de um forma tão grande que eu também me envolvi.
Depois de uma longa internação, pedi à equipe para pegar um ar livre e ver o sol. Com o pessoal da fisioterapia e com os Doutorzinhos ganhei um passeio na rua e foi muito legal, bem revigorante. A gente se divertiu muito.
Eu fui a vários lugares e minha dor continuava sempre. E eu, que não conseguia nem colocar o pé no chão, no dia seguinte à cirurgia já estava caminhando. Agradeço muito pela dedicação em minha cirurgia pulmonar.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
continuar e fechar