Infectologia é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças infecciosas e parasitárias, sendo os principais exemplos HIV/Aids, hepatites virais, tuberculose, pneumonia, meningite, infecções virais, infecções recorrentes e febre de origem indeterminada. No campo da prevenção, um importante enfoque é na orientação sobre imunizações (vacinas). Também é a especialidade que atua no atendimento de infecções relacionadas a assistência à saúde e no aconselhamento sobre o uso de antimicrobianos e controle de infecção hospitalar. O Infectologista é um profissional essencial para a prática médica e a saúde pública. Por ser um especialista acostumado a lidar com doenças localizadas nos mais variados sistemas do organismo, o Infectologista também tem uma visão global do paciente e consegue compreende-lo dentro de sua inserção social e epidemiológica.
As áreas de atuação da especialidade no Hospital São Lucas são internação hospitalar, ambulatório (consultas médicas), controle de infecção hospitalar e pesquisa clínica. Atualmente estão em andamento pesquisas com novas medicações para tratamento de doenças infecciosas e novas vacinas.
Dr. Fabiano Ramos
CRM: 28156
Médico Infectologista e Chefe do Serviço de Infectologia e do Serviço de Controle de Infecção do Hospital São Lucas da PUCRS. Pesquisador na área de Infectologia, é Investigador Principal na cidade de Porto Alegre dos ensaios clínicos da vacina Dengue 1, 2, 3, 4 (atenuada) do Instituto Butantan, e da vacina adsorvida Covid-19 (inativada), produzida pela Sinovac/Instituto Butantan.
CURRÍCULO LATTESRelembrar histórias, conhecer novas histórias e entregar apoio, acolhimento,...
As condições climáticas do Rio Grande do Sul seguem deixando muitas famílias...
O coordenador do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital São Lucas da PUCRS, Lucas Ramos,...
O Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, também conhecido como...
Cerca de 10 mil pessoas necessitam de bolsas de sangue, diariamente, no Rio Grande do Sul. Pensando...
O dia 10 de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio,...
Eu estou bem feliz aqui. As enfermeiras, os médicos, os profissionais da limpeza, da hotelaria, os nutricionistas cuidam muito bem de mim. Um dia, conversando com a nutricionista Thais Scherer, eu notei o quão importante é o trabalho das pessoas que fazem o meu alimento. Depois disso, eu resolvi conhecer os cozinheiros e fazer uma carta em forma de agradecimento por todo o carinho que eles tiveram comigo.
Fui muito bem acolhido pela equipe de neurocirurgia. Vim para o hospital por que estava com um tumor na hipófise, o que comprometia a minha visão. Já na UTI eu estava com a visão recuperada, com a minha saúde e a minha vida. Então, meu muito obrigado a todos, incluindo a equipe de enfermagem, de técnicos, enfim, a todos que se envolveram comigo. Eles me acolheram de um forma tão grande que eu também me envolvi.
Depois de uma longa internação, pedi à equipe para pegar um ar livre e ver o sol. Com o pessoal da fisioterapia e com os Doutorzinhos ganhei um passeio na rua e foi muito legal, bem revigorante. A gente se divertiu muito.
Eu fui a vários lugares e minha dor continuava sempre. E eu, que não conseguia nem colocar o pé no chão, no dia seguinte à cirurgia já estava caminhando. Agradeço muito pela dedicação em minha cirurgia pulmonar.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
continuar e fechar