Doação de córneas: OPO-2 do Hospital São Lucas da PUCRS é homenageada por atuação de destaque

Reconhecimento destaca o protagonismo do Hospital São Lucas da PUCRS na promoção da doação de córneas e no enfrentamento da fila de espera por transplantes oculares no Estado

23 de Maio de 2025

A Organização de Procura de Órgãos (OPO-2), sediada no Hospital São Lucas da PUCRS, recebeu uma homenagem especial durante a segunda edição do Café da Manhã com o Banco de Tecidos Ocular, promovido pelo Banco de Olhos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O reconhecimento celebra o comprometimento da equipe na promoção da doação de córneas e no acolhimento às famílias doadoras. 

O evento reuniu profissionais da área da saúde e representantes de instituições envolvidas na captação e no transplante de tecidos oculares. A homenagem à OPO-2 reforça o papel essencial da instituição no fortalecimento da cultura da doação e na transformação de vidas por meio da visão. 


Nova estratégia amplia número de doações  

Atualmente, mais de 1.200 pessoas aguardam por um transplante de córnea no Rio Grande do Sul, com tempo médio de espera estimado em um ano, conforme dados da Central de Transplantes do Estado. Para ajudar a mudar esse cenário, a OPO-2 do Hospital São Lucas implementou, no primeiro trimestre de 2025, um formulário de triagem para doação de córneas, anexado à declaração de óbito. 

A nova estratégia, desenvolvida em conjunto com as equipes assistenciais, possibilitou a entrevista com famílias e a oferta efetiva da possibilidade de doação. Como resultado, 34 córneas foram destinadas ao Banco de Córneas do HCPA apenas nesse período, contribuindo diretamente para a redução da fila de espera. 

 

Um gesto que devolve a luz do olhar  

Para o coordenador da OPO-2, Rafael Rosa, cada doação representa mais do que um procedimento técnico — é um gesto de profunda empatia e transformação. 

“Poder ajudar a mudar esse cenário nos orgulha e dá sentido ao nosso trabalho. Devolver a luz ao olhar de alguém e semear a esperança nos motiva a seguir e fazer cada vez melhor nossa missão”, destaca. 

O reconhecimento da OPO-2 no evento promovido pelo HCPA reforça a importância da atuação integrada entre hospitais, bancos de tecidos e famílias doadoras, em uma rede de solidariedade que salva e transforma vidas.