Dia Mundial da Saúde Mental: neste 10 de outubro, saiba como cuidar do seu bem-estar emocional
Com objetivo de alertar para a importância do acompanhamento profissional e sensibilizar a comunidade sobre o tema, o dia 10 de outubro foi instituído como Dia Mundial da Saúde Mental. Segundo dados projetados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma análise feita entre os anos de 2013 e 2019, no Brasil, percebeu-se um significativo aumento no número de indivíduos que reportaram diagnóstico de depressão por profissional de saúde mental.
No ano de 2019, 10,2% das pessoas com 18 anos ou mais de idade receberam o diagnóstico, estatística que representa 16,3 milhões de brasileiros. O percentual apresentou um aumento de 34% em relação a 2013, momento que reuniu 7,6% de pessoas em situação equivalente.
A fim de mover a população para a busca por autoconhecimento e impulsionar ações que projetam a saúde mental de todos, a campanha anualmente aborda a importância da discussão da temática com o enfoque da vida saudável. A especialista Aline Lopes, psicóloga do HSL PUCRS, destaca a importância de reforçar que ações de autocuidado são essenciais para a prevenção de adoecimento a nível de saúde mental. “Essas ações muitas vezes podem parecer simples e acabam não sendo prioridades no dia a dia. Além disso, reforçamos sempre a importância da busca por atendimento profissional, antes do aparecimento de sintomas”, ressalta.
Cinco dicas para manter a saúde mental equilibrada:
- Cuide do seu corpo: alimente-se bem, pratique atividades físicas regularmente e mantenha um sono regular
- Cultive relacionamentos saudáveis: conecte-se com pessoas que instiguem sensação de bem-estar e busque apoio em momentos considerados complexos
- Pratique atividades que te dão prazer: dedique tempo para hobbies, leituras, passeios e outras atividades que proporcionem sensações de relaxamento e diversão.
- Gerencie o estresse: aprenda técnicas de relaxamento, como meditação e respiração profunda, para lidar com o estresse da rotina
- Busque ajuda profissional: não hesite em procurar um profissional de saúde mental se precisar, pois a terapia pode ser uma ferramenta poderosa para lidar com dificuldades emocionais.