Mês da Bíblia: Dicas para trabalhar o livro do profeta Ezequiel em atividades formativas

A Igreja Católica dedica o mês de setembro à Palavra de Deus – é o mês da Bíblia. Ao longo desse mês, a comunidade cristã é convidada a desenvolver e cultivar atitudes de valorização da Bíblia, de tal forma que se tornem hábitos permanentes de atenção aos ensinamentos nela contidos. 

Um mês dedicado à Bíblia se torna um incentivo à aproximação e familiaridade com as Sagradas Escrituras, provocando a oração, a formação e o anúncio da Palavra. O que se busca é fortalecer o seguimento de Jesus Cristo através de uma vivência cada vez maior e mais fecunda da Palavra de Deus. Em 2024, o livro bíblico escolhido para o estudo e aprofundamento é o do profeta Ezequiel, com o lema: “Porei em vós o meu Espírito e vivereis" (Ez 37,14).

Livro do profeta Ezequiel

O livro de Ezequiel nos coloca diante de uma das etapas mais atribuladas e trágicas da história do povo de Deus. O reino de Judá, fraco e indefeso diante dos grandes impérios, se vê mergulhado numa disputa de ordem internacional sem ter condições de interferir em seu próprio destino. De um lado, o Império Babilônico; do outro, o Reino do Egito. No meio, tentando se equilibrar entre poderosos, estavam os sucessivos reis de Judá. A mensagem do profeta Ezequiel reflete sobre esse quadro histórico de dor, sofrimento e morte, mas também traz uma centelha de reconstrução e esperança.

A vivência de Ezequiel junto à comunidade das pessoas exiladas mergulhou-o na mesma sorte do povo de Deus naquele momento histórico. Ele também passou pela noite escura do desterro, do medo, da ausência e da saudade, mas se manteve fiel e persistiu em continuar a crer na fidelidade do Deus que esteve sempre presente na vida do povo.

A leitura orante, o estudo e o aprofundamento do livro de Ezequiel têm muito a contribuir no fortalecimento de uma mística e espiritualidade da resiliência. Ajuda a ler as situações atuais de guerras, conflitos, migrações forçadas, enchentes e tantas outras situações traumáticas com um olhar de fé e esperança, sem se deixar vencer pelo derrotismo, pessimismo ou desânimo.

Como trabalhar o livro do profeta Ezequiel em formações e vivências?

Para auxiliar nos estudos, partilhas e vivências relacionadas ao Mês da Bíblia 2024, a área de Identidade, Missão e Vocação (IMV) da Rede Marista construiu um roteiro com indicações de subsídios para aprofundamento. “Uma leitura pedagógica dos textos bíblicos, ou seja, de maneira contextualizada, tende a contribuir em reflexões, orações e no cultivo de uma espiritualidade encarnada, onde fé e vida estejam em sinergia", afirma Renato Biasi, assessor de IMV.

Que possamos aproveitar o mês de setembro para promover a animação e o incentivo à leitura da Palavra de Deus, confiantes de que nela encontramos uma inspiração para a vida e a missão que desenvolvemos. Confira as dicas:

VÍDEOS

Produção Centro Bíblico Verbo e Verbo Filmes

Esta série de vídeos, intitulada “Restauração da Monarquia Davídica e da Terra de Israel", é composta por cinco episódios que nos ajudam a aprofundar o entendimento do Livro de Ezequiel. Cada vídeo explora diferentes aspectos do contexto histórico e teológico em que Ezequiel viveu e atuou, revelando as mensagens poderosas que ele transmitiu aos exilados judeus na Babilônia. Acesse a playlist completa aqui.

 

Produção Serviço de Animação Bíblica (SAB) – Paulinas

Esta série com cinco vídeos visa aprofundar o subsídio Mês da Bíblia 2024 – Livro de Ezequiel, produzido pelo Serviço de Animação Bíblica da Paulinas. O subsídio traz uma introdução geral ao Livro de Ezequiel e a subdivisão em quatro encontros para o aprofundamento das principais temáticas. Cada encontro possui um texto preparatório e uma proposta de desenvolvimento orante e vivencial. Acesse a playlist completa aqui.

 

LIVROS

  • CNBB - Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética. Livro de Ezequiel: “Porei em vós meu espírito, e vivereis" (cf. Ez 37,14). Texto-Base Mês da Bíblia 2024. Brasília: Edições CNBB, 2024.

  • Centro Bíblico Verbo. Restauração da Monarquia Davídica e da Terra de Israel: entendendo o Livro de Ezequiel. São Paulo: Paulus, 2024.

  • Serviço de Animação Bíblica – SAB. Mês da Bíblia 2024: Livro de Ezequiel – “Porei em vós meu espírito e vivereis" (Ez 37,14). São Paulo: Paulinas, 2024.

 

PERIÓDICOS

  • Paulus. Bíblia-Gente: semanário para círculos bíblicos. Ano 47, número 1, setembro. São Paulo: Paulus, 2024. Link de acesso: Bíblia-Gente.

  • Vida Pastoral. Mês da Bíblia 2024: Livro de Ezequiel – “Colocarei em vocês o meu Espírito e vocês reviverão" (Ez 37,14). Ano 65, número 359, setembro-outubro. São Paulo: Paulus, 2024. Link de acesso: Vida Pastoral