Golpes virtuais e telefônicos: saiba como agir e proteger seus dados pessoais

Lei Geral de Proteção de Dados pode uma ser aliada na prevenção de fraudes, principalmente na área da Saúde 

 

Você suspeita ter sido vítima de um golpe? A proliferação de fraudes virtuais exige atenção redobrada dos usuários da internet. Por isso, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) reforça a importância de proteger suas informações pessoais e oferece ferramentas para combater esses crimes.  

A LGPD regula o tratamento de dados pessoais, oferece amparo legal para proteger os cidadãos de abusos e garante a segurança das informações. Ao ser vítima de um golpe, a população tem o direito de buscar reparação pelos danos sofridos e de denunciar o crime às autoridades competentes. “A era digital trouxe inúmeras facilidades, mas também abriu portas para a ação de criminosos virtuais. Golpes online e por telefone se tornaram cada vez mais intensos e a proteção dos dados pessoais se tornou um desafio para toda população”, informa a DPO do HSL PUCRS, Priscila Pinto. 

 

Na área da saúde 

A área da Saúde, com sua crescente digitalização e a importância dos dados pessoais e sensíveis, tornou-se um alvo altamente atrativo para golpes virtuais e de engenharia social por telefone e whatsapp. A busca por informações médicas confidenciais, a solicitação de transferências indevidas e a disseminação de informações falsas sobre tratamentos são apenas algumas das táticas utilizadas pelos criminosos. Neste sentido, a confiança depositada nos profissionais da saúde e a urgência de questões relacionadas à saúde são exploradas pelos golpistas, que se aproveitam da vulnerabilidade para aplicar golpes, causando prejuízos financeiros e emocionais. 

Por isso, o Hospital São Lucas da PUCRS, comprometido com a segurança de todos os seus colaboradores e pacientes, desenvolveu um passo a passo completo sobre o que fazer em caso de suspeita de golpe e como se prevenir. “Inspirados nos nossos valores maristas, não fazemos apenas por ser uma Lei, mas porque estamos comprometidos com o cuidado das pessoas em fortalecer a cultura da proteção, desenvolvendo campanhas como essa para educação e conscientização para o engajamento de todos”, reforça Priscila. 

 

Confira o passo a passo para agir em caso de suspeita de golpe: 

  1. Interrompa o contato: bloqueie o contato com o golpista imediatamente. 

  1. Entre em contato com o banco: conteste a transação e solicite o bloqueio da conta, se necessário. 

  1. Registre um boletim de ocorrência: formalize a denúncia e forneça todas as informações relevantes. 

  1. Troque as senhas: altere as senhas de todas as suas contas online. 

  1. Ative a autenticação de dois fatores: adicione uma camada extra de segurança às suas contas. 

  1. Denuncie sites e perfis falsos: utilize as ferramentas disponíveis para reportar páginas suspeitas. 

 

Ao seguir essas orientações e ao estar atento às novas modalidades de golpes, você pode se proteger e contribuir para a redução desses crimes. A prevenção é a melhor forma de evitar que você seja vítima de fraudes online. Compartilhe este conteúdo com as pessoas que você conhece e quer proteger.