1ª edição do Cabelaço arrecada mais de 100 mechas para confecção de perucas
Solidariedade, amor, empatia e conexão foram os sentimentos que marcaram a 1ª edição do Cabelaço, uma ação alusiva a campanha Outubro Rosa promovida pelo Hospital São Lucas da PUCRS, por meio do Grupo Viver Bem, nesta quinta-feira, 22. A iniciativa reuniu cerca de 60 colaboradores e arrecadou em média 150 mechas, que serão transformadas em perucas e cedidas para pacientes em tratamento oncológico.
O evento contou com a parceria do salão Hugo Beauty, por meio da participação de nove cabeleireiros que fizeram os cortes de forma voluntária e gratuita. O Cabelaço também teve a presença de outros parceiros como a Mariana Pütten, que doou cookies para os participantes da ação, e a equipe Rollen, que fez a doação de bandanas.
A diretora assistencial do HSL, Simone Ventura parabenizou todos os participantes pela iniciativa. “O dia do Cabelaço é o dia de doar uma mecha de cabelo através do engajamento de todos os nossos colaboradores. É um ato que vai fazer a diferença na vida dos pacientes que vão receber as perucas”, destacou.
“É uma doença que afeta muito a autoestima do paciente e a ideia era fazer um Outubro Rosa um pouco mais colorido. Eu agradeço a todos que contribuíram e fizeram parte desse evento que foi um sucesso. Com certeza vamos poder ajudar muitas pessoas hoje”, ressaltou Liana Ferreira, pneumologista do HSL l, idealizadora e uma das organizadoras do evento. A especialista também participou do Cabelaço doando 15 centímetros de cabelo e, para ela, a ação vai além de simplesmente mudar o visual, mas sim de ajudar outras pessoas.
Thiago Correa Pires, técnico de enfermagem do HSL, decidiu participar da ação como forma de pagar uma promessa que tinha feito há um ano e meio. “A ação coincidiu com o Outubro Rosa e, como eu já queria cortar, decidi participar da ação do HSL, pois meu coração ficaria mais cheio por poder ajudar a minha instituição”, afirmou.
Com um sorriso estampado no rosto, Marina Silveira Gregis Monteiro, bioquímica do HSL, disse que ao ser informada da ação, percebeu que era a oportunidade perfeita para cortar os cabelos e ajudar ao próximo. “É um projeto incrível que nos sentimos muito bem de poder ajudar e colaborar com essa proposta do hospital”, pontuou.
Affonso Calson, cabeleireiro do salão Hugo Beauty, reforçou que quem participa de ações como essa recebe mais valor em troca do que quem está sendo ajudado. “Só eu devo ter cortado uns dez cabelos e foi muito gratificante. Só tenho a agradecer pela organização”, finalizou.