Taquicardia, palpitação e arritmia: o que faz o coração bater fora do ritmo?

A sensação de taquicardia, palpitação, arritmia, coração acelerado e batedeira no peito podem ser sintomas relacionados a muitos motivos. Nas causas não-cardíacas, o coração costuma acelerar em resposta ao estímulo de outros órgãos ou fatores externos, como praticar exercícios físicos de alta intensidade, anemia, desidratação, problemas de tireoide e ansiedade. Já em relação às causas cardíacas, os problemas no sistema de condução do coração tornam-se presentes, sistema esse que é responsável pelo impulso elétrico que coordena a contração das fibras do coração de maneira ordenada e compassada.  

De acordo com o cardiologista da Emergência e do serviço + Cardio do Hospital São Lucas da PUCRS, Eduardo Ruschel, esses casos podem ter diversas motivações, tanto as benignas, que vão causar mais sintomas do que problemas, quanto as malignas, que podem levar para arritmias graves ou até fatais. “É muito importante percebermos o momento em que essas palpitações estiverem acompanhadas de falta de ar, dor no peito, desconforto toráxico, desmaio, ou quando elas surgirem durante a atividade física”, explica. 

O especialista ainda destaca que logo no início dos sintomas é importante buscar por auxílio clínico. “Nesse cenário, é preciso que um médico especializado, como um cardiologista, seja acionado para que se faça o diagnóstico correto e o encaminhamento adequado”, finaliza.  

Saiba mais 

O serviço + Cardio do HSL reúne toda a expertise dos profissionais em cardiologia e a estrutura completa de atendimento nesse campo. Em um único lugar e com fluxo seguro, encontra-se consultas, exames e procedimentos de alta complexidade, além de uma emergência com cardiologista sete dias por semana, 24 horas por dia. Mais informações sobre a especialidade podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3200 ou WhatsApp (51) 98504-6469