Saúde, tecnologia e inovação: HSL e Tecnopuc unem expertises para desenvolvimento de uma prótese intestinal 3D

Em uma parceria entre o Serviço de Endoscopia do Hospital São Lucas da PUCRS e o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), uma prótese intestinal produzida por meio da tecnologia de computação gráfica tridimensional (3D) foi desenvolvida. A demanda surgiu pela necessidade de dois pacientes que possuíam defeitos complexos na parede intestinal que ocasionavam dificuldades no ponto de vista técnico. 

A partir da situação, o Centro de Ensino e Treinamento (CET) do HSL entrou em contato com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia) - que faz parte do ecossistema de inovação da instituição - para desenvolverem o protótipo. O stent intestinal, produzido por meio de material biocompatível chamado poliuretano termoplástico, pode ser utilizado em casos selecionados para o tratamento de fístulas êntero-atmosféricas.  

“Essa inovação possibilita um primeiro passo no avanço do tratamento dessas fístulas que são tão complexas e trazem tantas dificuldades para os médicos endoscopistas”, destaca o coordenador científico do CET de Endoscopia do Hospital São Lucas da PUCRS, Dr. Gabriel Leão. O stent foi projetado pela equipe do Laboratório de Mecânica do Ideia, que foi responsável por realizar a análise do material, para que fosse verificado se ele supriria as necessidades da demanda, e a configuração do processo de impressão, para que fosse feito o regulamento dos parâmetros, a adequação da temperatura e a gestão da máquina.  

“Minha participação no projeto é, basicamente, utilizar minha experiência e know-how na impressão 3D. A peça precisa de novas versões para que se posso fazer melhorias e adequações, então o processo permite várias tentativas. É um material que precisa ter as dimensões adequadas e a espessura definida, mantendo a flexibilidade mecânica”, explica o laboratorista do Laboratório de Mecânica do Ideia, Eduardo da Silva Pereira. “A funcionalidade do material tecnologia permite alterar, diversas vezes, o objeto para que seja possível manter a peça duradoura e estável para os pacientes”, complementa o engenheiro mecânico.  

Saiba mais 

A endoscopia é uma especialidade através da qual utiliza-se uma técnica que, por meio de um tubo flexível de fino calibre, com uma câmera em sua extremidade, investiga ao vivo em tempo real imagens das cavidades ocas do corpo.  O serviço de Endoscopia do HSL oferece uma ampla gama de procedimentos na área digestiva e respiratória, além de prestar assistência a pacientes ambulatoriais e internados e ofertar plantão em procedimentos endoscópicos de urgência e emergência. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3320-3000 ou 3320-3200 ou pelo WhatsApp (51) 98504-6469.