São Lucas elege nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio

A nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) do Hospital São Lucas da PUCRS foi empossada nesta segunda-feira, dia 3, durante cerimônia realizada no Anfiteatro Irmão José Otão. Com 10 titulares e oito suplentes eleitos e 10 titulares e 8 suplentes indicados pela Direção, o grupo tem como objetivo propagar ações visando a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, além da promoção da saúde e do bem-estar.

Dentre as atividades realizadas pela CIPA estão identificar os riscos nos processos de trabalho e reduzir as ocorrências de acidentes, além de conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho por meio de ações lúdicas. Estiveram presentes no evento de posse, o diretor-geral Saulo Mengarda, o presidente da Gestão 2023/2024 da CIPA, Rodrigo Castro da Silveira e o coordenador do SESMT Marcos Miranda Lourenzon.

Durante a cerimônia de posse, Mengarda ressaltou que o trabalho e as ações promovidas pela Comissão são de extrema importância para a segurança e bem-estar dos colaboradores. "Para além da segurança, os representantes da CIPA são exemplos para os demais colaboradores, pois é um papel de muita responsabilidade. Por isso, parabenizo os integrantes eleitos e agradeço aos que aceitaram o desafio de estarem junto conosco nessa missão", disse. Para Castro, "as ações possibilitam a redução de acidente através da conscientização permanente dos colaboradores sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho e das medidas de segurança necessárias para evitá-los", afirma.