Quando a dor de cabeça deve ser um sinal de alerta? Especialista destaca principais fatores que devem ter acompanhamento médico

A cefaleia, mais conhecida como dor de cabeça, é um sintoma que acomete grande parte da população e deve ser tratada com cautela e alerta. Segundo a neurologista do Hospital São Lucas da PUCRS, Dra. Vanise Grassi, existem diferentes tipos de cefaleia e, normalmente, os sintomas são relacionados a doenças relativamente benignas, mas que geram um grande incômodo.  

Para a especialista, o tipo de dor de cabeça que inicia de forma abrupta, o qual o paciente não possui nenhum sintoma e, repentinamente, tem uma cefaleia muito intensa. “Esse é um sinal de alerta importante para patologias como hemorragia, entre outras doenças”, explica.  

Outro sinal de alerta é quando o sintoma surge com um padrão novo, após os 50 anos de idade, que costuma ser uma condição menos frequente e que chama atenção para doenças mais graves. Por último, a neurologista destaca que quando a dor de cabeça vem associada a outros fatores como perda de sensibilidade, crises convulsivas ou fraqueza, é necessária uma avaliação mais detalhada do caso. “A dor de cabeça sempre que associada a outros problemas deve ser acompanhada por um médico neurologista para detectar suas causas”, explica a especialista. 

Saiba mais 

O Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS oferece atendimento e promove pesquisas nas principais áreas da especialidade, incluindo epilepsias de difícil controle; doenças dos movimentos, como a Doença de Parkinson; problemas de memória, como a Doença de Alzheimer; cefaleias; alterações dos nervos e músculos; e neuropsicologia, entre outros. Mais informações sobre consultas e agendamentos podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3320-3000.