Programa de Desenvolvimento de Lideranças fortalece o protagonismo e a autonomia dos colaboradores do HSL

Com o propósito de sempre pensar no bem-estar do paciente e em oferecer excelência nos serviços prestados, o Hospital São Lucas da PUCRS realizou o Programa de Desenvolvimento de Lideranças. A iniciativa, que teve início em março deste ano, reuniu os líderes de todas as áreas do HSL a fim de fortalecer o protagonismo e a autonomia dos colaboradores no contexto complexo de saúde.

A qualificação ocorreu em forma de curso, na modalidade de sala de aula invertida, com aulas on-line e presenciais, em parceria com a Escola de Negócios e Educon - Centro de Educação Continuada da PUCRS. Durante as aulas, foram abordados temas como cultura e mudança, orientação para clientes e mercados, gestão de pessoas e conflitos e tomada de decisão. A partir do conhecimento adquirido durante os sete meses de estudo e das vivências obtidas em cada área, os líderes se reuniram em grupos e pensaram em sugestões de melhorias nos processos operacionais para serem discutidas e, futuramente, implementadas no hospital.

Os trabalhos de conclusão foram apresentados nesta quarta-feira, 28, no espaço Living 360º da PUCRS, onde foram avaliados pela banca composta pelo diretor-geral Saulo Mengarda, pela diretora assistencial Simone Ventura, pelo diretor técnico Fabiano Ramos, pelo diretor administrativo Rogério Pontes Andrade, e pela professora da Escola de Negócios, Loraine Müller.

Mengarda ressaltou que as lideranças apresentaram projetos fundamentais para uma melhoria significativa que impactará positivamente na assistência aos pacientes. "Hoje foi um dia muito importante para troca de experiências e aprendizados entre os setores," pontou. "A partir dos trabalhos dos líderes no seu desenvolvimento de busca por maior autonomia e qualificação, poderemos entregar processos mais assertivos para os pacientes e colaboradores da instituição, além de contribuir para a sociedade," acrescentou a consultora interna de Gestão de Pessoas, Christiane Fonini.

Para a coordenadora assistencial do Centro de Oncologia do HSL, Ana Paula Bampi, participar do curso foi uma oportunidade que possibilitou uma troca de experiências. “Além de um aprofundamento dos nossos conhecimentos, tivemos novos aprendizados relacionados às teorias mais modernas que existem na área da gestão. Isso possibilita que façamos uma aplicação prática no nosso dia a dia, trazendo mais inovação e crescimento e pensando na experiência dos nossos pacientes”, destacou.

“Fizemos uma entrega incrível, multidisciplinar, com pessoas de todas as áreas. É muito bonito observar todo mundo junto e batalhando para fazer uma entrega que vá acrescentar ao HSL e contribuir para o desenvolvimento e crescimento da instituição”, afirmou o responsável pelo Relacionamento Médico, Rodrigo Bazili.