Piqito HSL: Hospital São Lucas reconhece áreas com melhor desempenho no Programa Integrado de Qualidade (PIQ)

Nesta segunda-feira, o Núcleo de Qualidade, Segurança e Experiência do Paciente do Hospital São Lucas da PUCRS realizou um momento de reconhecimento para os setores com melhor desempenho no Programa Integrado de Qualidade (PIQ). O objetivo da iniciativa é aprimorar e oferecer melhores níveis de atendimento na instituição, assim como otimizar processos e promover ações de controle de qualidade, possibilitando uma melhora contínua no gerenciamento de ações.  

A premiação contou com a participação de 62 áreas envolvidas, 130 colaboradores certificados como “piqmentors” e mais de 2.500 colaboradores. Ao longo de 2022, todos os setores do HSL participaram de etapas de avaliação, as quais nortearam os critérios de pontuação, que foram: foco em resultados (indicadores); experiência do cliente interno e externo; e eficiência e qualidade dos processos. Como símbolo de agradecimento pelo trabalho realizado, foi desenvolvido um "Piqito", um troféu produzido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS, o Ideia, e entregue aos líderes e piqmentors de cada setor. 

“É preciso exigir, mas também reconhecer o trabalho realizado pelas nossas pessoas. Nós enxergamos uma melhoria sistêmica nos setores e, para além das premiações, observamos um movimento institucional para que, cada vez mais, tenhamos um serviço de excelência”, destacou o diretor-geral Saulo Mengarda. Para o coordenador do Núcleo de Qualidade, Segurança e Experiência do Paciente, Maurício Borges, o momento serviu para reconhecer as pessoas que fazem diferença na instituição. “Qualidade é uma cultura e precisamos reconhecer as pessoas que buscam melhorias para os nossos processos. Esse programa fornece uma série de práticas e ferramentas que vão contribuir para resultados de qualidade”, pontuou Borges.  

O supervisor farmacêutico, Otávio Augustin, declarou que o reconhecimento é importante para todos os colaboradores do setor, assim como para todos na instituição. “Estamos felizes com o reconhecimento da Central de Abastecimento Farmacêutico no PIQ, pois foi um preparo, uma crescente do setor em que passamos por diversas autorias e avaliações”, disse. “Receber o "Piqito" como reconhecimento pela qualidade nos nossos processos é prazeroso e nos deixa muito felizes, pois ele é conquistado por uma equipe comprometida com o trabalho e cuidado que presta aos nossos pacientes”, completou a enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico, Kathiana Gasparotto.