OPO-2 do Hospital São Lucas promove capacitação em diagnóstico de morte encefálica para profissionais da Medicina
Equipe realizará, ainda neste ano, duas turmas extras com inscrições gratuitas
A equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO-2) do Hospital São Lucas da PUCRS realizou nesta terça-feira, 22 de outubro, uma capacitação em Diagnóstico de Morte Encefálica. Com o objetivo de capacitar a equipe médica e assegurar a habilitação necessária para a realização do diagnóstico, o curso reúne neurologistas, residentes em neurologia, médicos emergencistas e intensivistas, neurocirurgiões e demais médicos que atuam em área de pacientes críticos.
O coordenador médico da OPO-2, dr. Rafael Rosa, explica que, segundo o Conselho Federal de Medicina, apenas médicos capacitados com um ano de experiência em trauma podem fazer o diagnóstico de morte encefálica. “Por isso, uma das funções da OPO-2 é treinar os especialistas da região de abrangência da organização, que reúne profissionais do HSL PUCRS e de mais 26 hospitais do Estado, para que não deixem de fazer esse diagnóstico, que permite verificar se o paciente está nessa condição de morte cerebral e oportunizar a família a possibilidade de doação de órgãos, uma vez que, caso não haja contraindicação, as famílias podem optar pela doação, assim ajudando outras pessoas”, destaca o especialista.
A capacitação é gratuita e possui carga horária de oito horas, sendo um momento online que aborda a parte teórica e outro presencial para a prática. Ainda neste ano, a equipe realizará mais duas turmas para a capacitação nos dias 26 de novembro e 10 de dezembro. As vagas são limitadas e os interessados devem realizar a inscrição por meio do site bit.ly/CapacitaçãoDiagnósticodeMorteEncefálica.