Mulheres compartilham trajetórias sobre câncer de mama com ex-ginasta no encerramento da 3ª edição de Vitórias
Após a apresentação das histórias de vida de mulheres que passam ou já passaram pela luta contra o câncer de mama, a 3ª edição do projeto Vitórias teve o último episódio transmitido nesta sexta-feira, 28. A iniciativa foi realizada em uma parceria entre o Centro de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS/Grupo Oncoclínicas e o Grupo RBS, a qual contou com reportagens, apresentadas pela jornalista Alice Bastos Neves, que relataram a importância de manter a atividade física para a recuperação após o tratamento.
Cada sexta-feira do mês de outubro foi marcada pela valorização de trajetórias de mulheres que se apegaram no esporte para enfrentar a doença. Os episódios foram gravados em diferentes locais de Porto Alegre e contaram com a colaboração de médicas oncologistas e mastologistas do HSL e do Grupo Oncoclínicas, que abordaram assuntos como diagnóstico, tratamento, fatores de risco e a importância da prevenção, entre outras temáticas. O capítulo final do projeto foi gravado no Centro de Bem-estar do HSL e reuniu cerca de 20 mulheres para um bate-papo sobre esporte, conquistas, tratamentos e vitórias.
O evento contou com a presença da ex-ginasta Daiane dos Santos que contou sobre sua carreira, os desafios enfrentados e como o esporte foi importante na sua vida. “Essa conexão do esporte com a luta contra o câncer de mama nos mostra que as histórias são muito mais semelhantes do que as pessoas imaginam. Nós falamos muito sobre vitórias no esporte, das medalhas que são nossos símbolos, mas essas mulheres têm as suas medalhas do dia a dia e as vitórias nas suas rotinas, que, se divididas com outras mulheres, podem trazer outras campeãs para a vida”, ressaltou Daiane.
O editor e produtor do Globo Esporte, Eduardo Rachelle, destacou que o Vitórias foi um projeto que satisfez a equipe por poder mostrar à sociedade relatos que representam o Outubro Rosa. “Na figura da Alice, nós temos uma representação do quanto é importante falarmos sobre a prevenção, lembrarmos que todas as mulheres devem fazer os exames anualmente e, também, como os homens têm um papel importante de apoio dentro desse contexto”, explicou.
Para Alice, a 3ª edição do projeto foi marcada pelo desafio de inovar e multiplicar a informação para o mundo, a fim de atingir o maior número de pessoas possível. “A sensação de retorno por essa reverberação foi muito positiva, eu pude sentir nos mercados, na escola do meu filho, nos e-mails e mensagens que chegam para mim todos os dias. Conseguimos trazer para dentro do Globo Esporte uma pauta que precisa estar em todos os lugares. O sentimento é de missão cumprida e fica o desafio para o próximo ano: construirmos uma nova edição com tanta consistência e tão eficiente quanto a deste ano”, finalizou.