Julho verde: oncologista alerta para campanha de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

O mês de julho é marcado pela campanha Julho Verde, que visa promover a conscientização da população sobre o câncer de cabeça e pescoço. De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença representa a segunda maior incidência nos cânceres entre os homens. 

Tumores de lábios, cavidade oral, faringe, laringe, cavidade nasal e tireoide estão entre as principais características do câncer de cabeça e pescoço. Além disso, a patologia, geralmente, não costuma demonstrar sintomas em sua fase inicial, o que reforça a importância do alerta para a prevenção.  

Segundo a oncologista do Hospital São Lucas da PUCRS/Grupo Oncoclínicas, Fernanda Pruski, os principais fatores de risco são tabagismo e uso excessivo de algo. “Para prevenir essas neoplasias, é importante evitar esses hábitos excessivos e ficar atento a feridas na boca que não cicatrizam, alteração na voz, como rouquidão, dificuldade na deglutição e nódulos no pescoço, entre outros fatores. Em caso de alterações, procure a opinião de um especialista”, declara.  

Saiba mais 

O Centro de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS/Grupo Oncoclínicas é a união entre o hospital da melhor universidade privada do sul do Brasil e o maior grupo de Oncologia do país no combate ao câncer. A parceria oferece o tratamento de Quimioterapia, Radioterapia, além de atendimento integrado ao paciente com uma equipe multidisciplinar desde o diagnóstico até o cuidado continuado. Em caso de dúvidas sobre agendamentos e consultas, entre em contato pelo telefone (51) 3320-3820 ou pelo WhatsApp (51) 98683-2349.