Janeiro Branco: entenda o que é desregulação emocional

O movimento social Janeiro Branco dedica suas atividades para o envolvimento da humanidade na cultura da saúde mental. Com o tema “A Vida Pede Equilíbrio”, o objetivo da iniciativa é conscientizar a população, as instituições, as sociedades e as autoridades para as necessidades de uma mente saudável.  

Como exemplo de abordagem, a desregulação emocional, conhecida como a incapacidade de gerenciar a intensidade e duração das emoções, afeta muitas pessoas cujas rotinas tenham momentos de altos e baixos, com sentimentos de felicidade, tristeza, ansiedade e tranquilidade. Para falar sobre a temática, é importante entender, primeiramente, as emoções, que são processos mentais e percepções físicas relacionadas a mudanças no organismo. 

De acordo com o psiquiatra do serviço de Psiquiatria do Hospital São Lucas da PUCRS, Dr. Lucas Spanemberg, os sentimentos emotivos são sinalizadores de adaptações que precisam ser realizadas. “Algumas pessoas têm dificuldade de regular as emoções e isso afeta a capacidade de pensar, de se organizar e até de interagir. Quando isso ocorre, podemos falar de uma possibilidade de desregulação emocional”, explica.  

Algumas condições psiquiátricas como depressão, ansiedade, transtorno bipolar ou transtorno de personalidade, como borderline, afetam a regulação emocional. “Essas condições precisam ser diagnosticadas por um especialista e nós do Hospital São Lucas da PUCRS temos serviços de Psiquiatria e Psicologia que atendem condições relacionadas à desregulação emocional e que podem ser avaliadas e tratadas corretamente”, finaliza o especialista.  

Mais informações 

O Ambulatório de Psiquiatria do HSL é um espaço composto por uma equipe multiprofissional qualificada para diagnosticar, tratar e cuidar da saúde mental dos pacientes. Mais informações sobre o atendimento podem ser obtidas pelo número (51) 3320-2000 ou pelo e-mail [email protected].