Impacto ambiental: Hospital São Lucas inaugura sistema de compostagem em parceria com startup do Tecnopuc

Com objetivo de diminuir o impacto ambiental e promover um movimento para melhorar a qualidade de vida da população, o Hospital São Lucas da PUCRS, em parceria com a startup Igapó, instalada no Tecnopuc, inaugurou uma composteira no pátio da Instituição nesta sexta-feira, 30 de junho. A cerimônia contou com a presença do diretor técnico Fabiano Ramos, da diretora assistencial Simone Ventura, além de colaboradores que participaram do processo e demais convidados da Igapó. 

Durante o ato, o jardineiro do HSL, Tedinilson Santos da Silva, depositou os primeiros resíduos, oriundos das sobras de alimentos do hospital, que irão dar origem ao material orgânico que será colocado na horta que está sendo construída na instituição. “Estou muito feliz em fazer parte desse projeto e espero contribuir da melhor maneira possível para o desenvolvimento sustentável”, ressaltou Silva. 

Para o analista de inovação do Escritório de Captação de Recursos, Projetos e Inovação do HSL, Daniel Nunes, a parceria com a Igapó é mais uma implementação de inovação ao hospital, a qual está ligada ao planejamento estratégico da instituição. “A startup trabalha a compostagem do nosso lixo orgânico, que vai gerar insumos para nossa futura horta, fazendo um ciclo que vai se retroalimentando e gerando benefícios tanto para a sociedade e quanto para o HSL", destacou. 

"Estamos muito felizes de inaugurar a composteira. O HSL nos ofereceu a oportunidade de fazer nosso primeiro sistema e somos muito gratos por isso, pois é uma caminhada que está só começando e desejamos que ele traga um grande impacto para o meio ambiente", completou o CEO da Igapó, Artur Ferrari.