HSL promove ação de conscientização em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos

Com o objetivo de reforçar a importância do diálogo entre amigos e familiares e conscientizar a população sobre o tema, nesta terça-feira, 27, comemora-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Em alusão à campanha, a Organização de Procura de Órgãos (OPO-2) do Hospital São Lucas da PUCRS realizou uma iniciativa aos colaboradores a fim de orientá-los e tirar dúvidas sobre o ato.

A ação aconteceu por meio de uma dinâmica lúdica de perguntas e de momentos de reflexão, que proporcionaram uma aproximação do colaborador com a temática da doação de órgãos.  Lidiane Braz, enfermeira da OPO-2, destacou que a importância se dá pelo fato de as pessoas não terem o costume de conversar sobre esse assunto em casa. “Para nós, enfermeiros, é muito fácil de abordar esse tema, mas, para as outras pessoas que não têm a vivência ou possuem bloqueios, é significativo fazer esses eventos de conscientização para que outros públicos sejam beneficiados”, ressaltou.  

Homenagem aos profissionais

Além da campanha interna, representantes da OPO-2 do HSL participaram de uma cerimônia, realizada pelo Governo do Rio Grande do Sul no Palácio Piratini, na manhã desta terça-feira. A iniciativa foi promovida com o intuito de homenagear profissionais, equipes de trabalho e entidades do Estado que atuam no segmento de doação de órgãos. O evento contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, da primeira-dama Sônia Vieira e da secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Rafael Rosa, coordenador da Central de Transplantes do Estado e coordenador interino da OPO-2 do HSL, explicou que o objetivo da homenagem foi agraciar os profissionais que tiveram os melhores resultados nos últimos 12 meses. “Com isso, pudemos valorizar o trabalho de quem está acolhendo essas famílias e dando suporte a elas, proporcionado, através da entrevista familiar, a oportunidade da doação de órgãos”, finalizou.

Você sabe como pode se tornar um doador de órgãos?

Hoje, no Brasil, quem autoriza a doação de órgãos é a família, por isso é importante incentivar o diálogo em casa sobre esse assunto, para que seja possível tornar as opiniões transparentes. A OPO-2 do HSL é um serviço vinculado diretamente à Central de Transplantes do Rio Grande do Sul e caracteriza-se por ser uma organização supra hospitalar com o objetivo de apoiar e executar as atividades relacionadas à doação de órgãos e tecidos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3261.