HSL lança +Traumato Ortopedia, novo modelo de assistência multidisciplinar para atendimento a traumas e tratamento de doenças ortopédicas

O Hospital São Lucas da PUCRS inaugurou nesta segunda-feira, 24, um novo modelo de assistência, o +Traumato Ortopedia. O serviço reúne toda experiência e dedicação dos médicos em uma linha completa de atendimento a traumas diversos com uma visão 360º do paciente e avaliação multidisciplinar para o tratamento das doenças ortopédicas. Da emergência às consultas eletivas, o serviço integra exames e procedimentos clínicos em um só lugar para um atendimento ágil, eficiente e cuidadoso. A nova infraestrutura ainda inclui o Campus da Saúde, com suporte do Centro de Reabilitação e do Parque Esportivo da PUCRS dedicados à promoção de bem-estar e à prevenção de doenças. 

Estiveram presentes no evento de inauguração o diretor geral Saulo Mengarda, o diretor técnico Dr. Fabiano Ramos, a diretora assistencial Simone Ventura e o diretor administrativo e financeiro, Rogério Pontes Andrade. Além disso, participaram da cerimônia o chefe do Serviço de Traumatologia e Ortopedia, Dr. Francisco Karam, demais médicos do Corpo Clínico e colaboradores do HSL.  

Para Mengarda, o mundo atual necessita de mais presença significativa e agilidade, por isso, o Serviço de Traumatologia e Ortopedia foi reestruturado. “Assim como já fazemos isso em inúmeras áreas, agora estamos ampliando a nossa atuação na Traumatologia e Ortopedia, áreas tão importantes, fundamentais e ligadas a tantos outros aspectos da nossa saúde. Aqui, não reunimos somente serviços, reunimos pessoas, que também em suas particularidades e especialidades se somam para multiplicar a saúde a favor da vida”, afirmou. “A partir de agora temos um novo serviço pronto para entregar ainda mais qualidade nos atendimentos”, completa Ramos.  

"É uma honra gigantesca inaugurar o +Traumato Ortopedia, uma estrutura revitalizada que oferecerá um serviço especializado na área com avaliação multidisciplinar em diferentes subespecialidades. Para quem já foi um aluno da instituição, estar à frente desta entrega hoje é motivo de orgulho, pois continuaremos oferecendo um serviço de qualidade para toda comunidade, seguindo a missão dos Irmãos Maristas”, destacou Karam.  

Confira o que integra o + Traumato Ortopedia: 

Emergência traumatológica  

Com um traumatologista de plantão todos os dias, das 7h às 19h, nossos pacientes são recepcionados com agilidade e dedicação. A emergência conta com um fluxo direto e especializado na área da Traumatologia com encaminhamento imediato ao especialista. Neste espaço, são realizados todos os procedimentos necessários para o bem-estar e recuperação do paciente com cuidado e segurança.  

Avaliação multidisciplinar 

Os traumatologistas do Hospital São Lucas reúnem suas experiências em diferentes subespecialidades que atendem desde o pré-atendimento até o pós-alta. Para proporcionar um atendimento integral para saúde dos nossos pacientes, o +Traumato Ortopedia atende nas áreas de coluna, ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho e tornozelo. Além disso, o espaço conta com integração na área da oncologia com a avaliação de especialistas do grupo de Tumores Musculoesqueléticos e com profissionais especialistas em Traumatologia do Esporte. 

Exames e procedimentos clínicos 

Nos atendimentos de emergência e nas consultas eletivas, o +Traumato Ortopedia conta com exames de radiografia, tomografia, ressonância e ecografia, realizados no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). Para além dos exames de imagem, o espaço oferece todo cuidado e segurança para o paciente com procedimentos de redução de fraturas com anestesia local, imobilizações, infiltrações e curativos.  

Integração com Centro de Reabilitação e Parque Esportivo da PUCRS 

Para promover a saúde com uma linha de cuidados focada desde o pré-atendimento até o pós-alta, o +Traumato Ortopedia oferece o cuidado integrado com o Centro de Reabilitação e o Parque Esportivo da PUCRS, além do Serviço de Reumatologia do HSL. A parceria visa promover uma assistência voltada à recuperação e a qualidade de vida dos pacientes.