Hospital São Lucas recruta voluntários para teste da vacina da gripe tetravalente

Com objetivo de avaliar o perfil de segurança de uma nova vacina tetravalente contra o vírus da gripe, o Hospital São Lucas da PUCRS está recrutando voluntários para testagem do imunizante. Neste levantamento, serão testadas a vacina tetravalente, produzida pelo Instituto Butantan, e a vacina trivalente, que hoje é o imunizante disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população. Podem participar do processo pessoas com 60 anos de idade ou mais, que sejam saudáveis e não possuam doenças crônicas sem o devido controle, assim como doenças e ou uso de medicação que comprometem o sistema imunológico. 

Trata-se de um estudo clínico duplo-cego randomizado que não haverá uso de placebo, ou seja, todos os participantes receberão um tipo de vacina. O levantamento, que será realizado por diversos centros de pesquisa no Brasil todo, é coordenado pelo infectologista e diretor técnico do HSL, Dr. Fabiano Ramos, que também participou das pesquisas da vacina contra Dengue e Coronavírus.  

Para o especialista, a expectativa é de que a vacina tetravalente seja disponibilizada no ano que vem para população. “Esse estudo serve para compararmos a vacina trivalente, que já temos disponível na rede pública, a qual é composta por cepas dos vírus H1N1, H3N2 e um tipo de Influenza B, com a vacina tetravalente, que possui o acréscimo de mais um tipo de Influenza B e que já é também utilizada, mas em clínicas de vacinação particulares. Por isso, o objetivo é validar essa formulação de tetravalente para que eles comecem a produzir e distribuir para população através do Sistema Único de Saúde”, destaca Ramos. 

Interessados em participar do estudo podem conferir os critérios de seleção e exclusão e realizar a inscrição no site https://forms.office.com/r/FrJ7uecfce. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320.5610.