Hospital São Lucas inaugura nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Cardiovascular
O Hospital São Lucas da PUCRS inaugurou nesta segunda-feira, 10, a nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Cardiovascular da instituição. O serviço de ponta integra o modelo de assistência ao coração do HSL, o +Cardio, que reúne toda a expertise dos profissionais em cardiologia e a estrutura completa de atendimento neste campo. Em um único lugar, o serviço engloba consultas, exames e procedimentos de alta complexidade, além de uma emergência com cardiologista sete dias por semana, 24 horas por dia e uma linha exclusiva de cuidados para oferecer um atendimento personalizado, incluindo o monitoramento pós-alta. A nova unidade conta com diferenciais de checagem beira-leito, que proporciona mais segurança na assistência, baseada em protocolos e cuidados centrados no paciente, além de possuir uma estrutura clara, ampla e que possui janelas voltadas diretamente para área externa, o que propicia mais conforto ao paciente.
Estiveram presentes no evento, o diretor-geral Saulo Mengarda, o diretor técnico Dr. Fabiano Ramos, a diretora assistencial Simone Ventura e o diretor administrativo e financeiro, Rogério Pontes Andrade. Além disso, representando o corpo clínico da instituição, os médicos e demais profissionais convidados participaram da cerimônia.
Mengarda agradeceu todos os colaboradores que participaram da construção do espaço e reforçou que esse é mais um passo de diversas ações que o HSL tem realizado pensando na trajetória da instituição e no cuidado com os pacientes. “A cardiologia é uma demanda cada vez mais crescente e a reforma de uma área física não é um diferencial, mas sim as pessoas que fazem parte no dia a dia, acolhendo e tratando nossos pacientes com o melhor possível”, ressaltou.
De acordo com Ramos, as doenças cardiovasculares têm sido a maior causa de morte no país e no mundo e a tendência é que esses casos aumentem, por isso, o HSL está se preparando para esse futuro. “Nosso objetivo de alinhar ensino, assistência e pesquisa mostra o desenvolvimento que a cardiologia teve no hospital e entregar a UTI Cardiovascular só reforça que o HSL está conectado com o futuro e com o grupo que está se desenvolvendo na instituição”, disse.
Para o chefe do serviço de cardiologia do HSL, Dr. Paulo Caramori, a UTI Cardiovascular é mais um degrau de uma jornada de evolução, a qual precisa se adaptar às mudanças e à visão da medicina e da tecnologia. “Nós oferecemos para a população um atendimento que é necessário. Com esse novo serviço, nós proporcionamos condições aos médicos que trabalham aqui para que possamos levar aos pacientes a melhor atenção cardiovascular possível”, destacou.