Hospital São Lucas e Grupo Oncoclínicas iniciam atendimentos no ambulatório de cuidados continuados
Com o objetivo de promover um atendimento especializado para oferecer melhoria na qualidade de vida de pacientes oncológicos, o Hospital São Lucas da PUCRS e o Grupo Oncoclínicas de Porto Alegre iniciam, neste mês, os atendimentos no ambulatório de cuidados continuados. Direcionados aos pacientes que realizam tratamento oncológico, para casos graves e avançados, os cuidados continuados são realizados por uma equipe multidisciplinar, composta por nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e médico, que visa auxiliar no controle de sintomas desconfortáveis ocasionados durante o tratamento, além de oferecer suporte para os familiares e ajudar no processo de tomada de decisões complexas.
O coordenador do Núcleo de Cuidados Paliativos do HSL, Lucas de Azambuja Ramos, explica que o acompanhamento realizado pela equipe traz diversos benefícios para os pacientes. “O atendimento pode controlar os sintomas desconfortáveis, com foco na dor e nos demais sintomas que possam interferir no contexto clínico, além de dar suporte para família, auxiliar na comunicação e no processo de tomada das decisões complexas, assim auxiliando os oncologistas para o melhor benefícios dos pacientes”, ressalta.
Além da melhora de sintomas, os cuidados continuados possibilitam a valorização da autonomia do paciente, oferecem um planejamento de cuidados individualizados de acordo com a necessidade física, social, familiar, emocional e espiritual de pessoa e auxiliam no suporte durante o período de enfrentamento da doença e seu tratamento. Os pacientes são encaminhados para participar do programa de cuidados continuados após a definição de alguns critérios pré-estabelecidos pelos médicos assistentes que acompanham os casos. Em caso de dúvidas sobre o acompanhamento, mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3320-3820 ou (51) 3320-3821.