Hospital São Lucas da PUCRS realiza 1º Simpósio de Segurança do Paciente

A fim de debater sobre um assunto que é uma necessidade de saúde pública, o Hospital São Lucas da PUCRS realizou o I Simpósio de Segurança do Paciente nesta sexta-feira, 23. Com o tema Segurança no processo de medicação, o evento reuniu mais de 200 profissionais da saúde, entre colaboradores do HSL, estudantes e público externo, para promover discussões sobre boas práticas de segurança e qualidade na instituição.

Durante a programação, foram realizadas diversas palestras sobre revolução na saúde, normalização do desvio, infecções de corrente sanguínea e cuidados na cadeia medicamentosa, entre outras. As atividades foram ministradas por profissionais renomados como o cirurgião geral e do aparelho digestivo, Dr. Salvador Gullo Neto, a coordenadora de Enfermagem do Serviço de Controle de Infecção do HSL, Ariane Monteiro, a consultora especialista hospitalar, Ana Claudia Braga, a líder de Nutrição Clínica, Claudia Campos Viana, a enfermeira intensivista, Ana Laura Olsefer Rotta, as enfermeiras Ana Figueiredo e Andreia Bandeira, a diretora técnica da Qmentum Global Alliance, Melissa Morais, e a coordenadora da Linha de Urgência e Emergência, Fatima Nohato.

A diretora assistencial do HSL, Simone Ventura, fez a abertura do evento citando que as etapas do processo de segurança iniciam muito antes da chegada do paciente ao hospital. “É uma jornada que envolve muitas mãos, atenção e cuidado, afinal, não se trata somente do paciente, mais sim do ser humano que ele é. Trabalhamos constantemente a segurança com o intuito de entregar aos nossos pacientes o cuidado qualificado, seguro e de excelência”, destacou.

Neto ressaltou que a falta de segurança do paciente está entre as principais causas de morte no país, atingindo cerca de 230 mil óbitos por ano no Brasil. “É de importância de saúde pública discutirmos a segurança do paciente e o HSL vem se desenvolvendo cada vez mais para isso, desenvolvendo simpósios e treinamentos com a equipe assistencial. É preciso ter o debate e compartilhamento das ideias para que possamos disseminar esses conceitos para quem presta assistência”, pontuou.