Hospital São Lucas da PUCRS convoca voluntárias e voluntários para pesquisa em câncer de mama

Doença com maior incidência entre as mulheres pode ter mais uma forma de combate


O Centro de Pesquisa em Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS está em busca de pacientes voluntárias e voluntários para novas pesquisas de câncer de mama HER 2 Positivo.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, no Rio Grande do Sul, são diagnosticados 181 casos de câncer de mama por dia, ou seja, em média 66.280 por ano. Por isso, visando mais uma chance de cura, o Centro de Pesquisa do HSL está com uma pesquisa inédita para pacientes oncológicos e busca voluntárias/os para o seu desenvolvimento.

Segundo a oncologista Dra. Mahira Lopes Rosa, a nova medicação possui uma tecnologia inovadora, fazendo uma combinação de dois mecanismos de ação em uma mesma droga. "Um deles é a terapia alvo (anticorpo que identifica as células do câncer que apresentam HER2), e outro, a quimioterapia, visando um tratamento mais inteligente no combate ao câncer. Essa medicação já tem aprovação para uso na doença avançada já tratada previamente com confirmado benefício clínico e ganho na expectativa de vida", ressalta.

As ou os pacientes procurados pela pesquisa são aqueles que tem o diagnóstico de câncer de mama HER2 positivo em fase inicial ou fase avançada.

Para ser voluntário ou voluntária do estudo, a/o paciente precisa já ter feito cirurgia após terapia convencional ou apresentar doença metastática sem tratamentos prévios. A partir disso, deve conversar sobre a sua vontade de ser um voluntário com o seu médico oncologista, e se houver possibilidade, o profissional a/o encaminhará para a pesquisa.

Para eventuais dúvidas, basta entrar em contato com o Centro de Oncologia do HSL através do Instagram @cpo_rs ou pelo Whatsapp 51 99816425.