Higienização adequada da bomba de chimarrão pode evitar doenças pulmonares

Pneumologista do HSL fala sobre a importância de mantermos esse utensílio limpo para evitar a proliferação de fungos

O chimarrão é um dos símbolos do Rio Grande do Sul. Por representar partilha e hospitalidade, o hábito de tomar a bebida preparada com erva-mate está presente na vida de muitos gaúchos. Mas você sabia que, para manter essa tradição sem prejudicar a sua saúde, é preciso ter atenção na higienização dos utensílios de preparo do mate?

A pneumologista e pesquisadora do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), Liana Corrêa, alerta para a proliferação de fungos na bomba de chimarrão, se essa não for higienizada de forma correta. Segundo a médica, esse tipo de contaminação pode evoluir para doenças pulmonares. “O primeiro caso no mundo com comprovação científica foi diagnosticado aqui no HSL. O paciente apresentava uma forma aguda de doença pulmonar com tosse e falta de ar, sendo encaminhado diversas vezes para a emergência do hospital. Em contato com o hábito do paciente, de tomar chimarrão, se verificou que a bomba não estava bem higienizada. Ao abrir a bomba foram localizados diversos fungos causadores da doença pneumonite por hipersensibilidade”, explica Liana.

A pneumonite por hipersensibilidade na sua forma crônica, pode evoluir para uma fibrose pulmonar, que é uma forma irreversível da doença, explica a médica. “Quando a gente não limpa adequadamente a bomba de chimarrão, ficam restos orgânicos em decomposição. Essa decomposição gera fungos que, durante a inalação, principalmente quando é feito o tradicional ronco no final do chimarrão, acaba gerando doença pulmonar”, enfatiza.

Confira algumas dicas para a higienização correta da bomba de chimarrão:

- Opte por bombas de rosca, com possibilidade de limpeza interna, com escova apropriada.

- Bombas de chimarrão confeccionadas com materiais alternativos (inox, vidro, bambu) estão sujeitas à proliferação de fungos.

- A higienização da bomba deve ser feita, preferencialmente, com água e sabão neutro, com o apoio de uma escovinha apropriada, pois somente a água quente não é suficiente para matar a matéria orgânica responsável pela proliferação de fungos e bactérias.