Entenda as causas e sintomas do câncer de boca

O maio vermelho é o mês de prevenção, conscientização e combate ao câncer de boca.

O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios e todas as estruturas internas da boca. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a cada dois anos, são diagnosticados no Brasil 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe. Este tipo de câncer, é o quinto com maior incidência no sexo masculino, sendo a oitava causa de mais mortes em homens no país.

Os sintomas da doença são muito variados, contando com vermelhidão, dor no local, caroço, manchas vermelhas ou brancas, dificuldade de mover a língua ou a mandíbula, dormência, e até mesmo pequenas aftas.

Alguns fatos de risco podem acarretar o câncer de boca ou na piora do mesmo, que são:

Tabagismo – eleva em 10 vezes o risco de desenvolver câncer de boca;

Consumo excessivo de álcool –Pessoas que consomem bebidas alcoólicas em altas quantidades também podem ter dietas carentes de nutrientes essenciais, como o folato, tornando os tecidos-alvo mais suscetíveis aos efeitos carcinogênicos do álcool;

Má higiene bucal – torna a cavidade bucal mais suscetível aos efeitos cancerígenos.

 

Os tratamentos a este câncer são diversos, principalmente cirúrgicos em tumores menores.

Quer saber quais cuidados tomar para evitar o câncer de boca? Confira a explicação do Especialista em cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital São Lucas, Dr. Claurio Roncuni nas nossas redes sociais.

Em caso de quaisquer sintomas, conte com a equipe de oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS. Para mais informações entre em contato pelos telefones (51) 3320.3820 ou (51) 3320.3821.