Doenças autoimunes: abordagem integrativa para o viver bem

Hospital São Lucas da PUCRS conta com um Centro de Tratamento multidisciplinar específico para tratamento de doenças autoimunes, inédito no Sul do Brasil.

Você já ouviu falar em doenças autoimunes? Doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico ataca células, órgãos e tecidos saudáveis, em uma ação contra a estrutura do próprio organismo. Boa parte das mais de 80 enfermidades dessa natureza é crônica, ou seja, acompanham o paciente por toda a vida. Estas doenças têm se tornado cada vez mais comuns e, a cada ano, novos estudos apontam fatores envolvidos no seu desenvolvimento. 

De acordo com o reumatologista e coordenador do Centro de Tratamento para doenças autoimunes do Hospital São Lucas da PUCRS, Dr. Deonilson Schmoeller, essas enfermidades exigem um tratamento de complexidade alta. Segundo o médico, o acompanhamento multidisciplinar do paciente é fundamental para uma garantia na melhora da qualidade de vida. “A partir de uma abordagem integrativa, o Centro de Tratamento do HSL prioriza atendimentos personalizados, analisando o paciente como um todo, com diferentes especialidades, tais como Neurologia, Reumatologia, Dermatologia e Gastroenterologia, trabalhando em conjunto”, explica Deonilson.

As doenças autoimunes, como Esclerose múltipla, Psoríase, Artrite reumatoide, Vitiligo, doença de Crohn e Lúpus, intrigam a medicina há anos e estão entre as mais comuns dessa natureza. Por não ter cura, o paciente acometido por uma doença autoimune precisa buscar tratamento e apoio médico para um viver pleno repleto de qualidade de vida. Deonilson ressalta que, ao acompanhar as dificuldades inerentes ao tratamento das doenças autoimunes, junto aos próprios pacientes, surgiu o desejo de apresentar uma proposta integrada e inclusiva, unindo atendimento personalizado, consultas, prescrições, exames, diagnósticos e medicamentos em um só lugar.   “Queremos tornar a experiência do paciente a mais completa e tranquila possível”, enfatiza Deonilson.

Doenças autoimunes e o viver bem: dicas de como viver com doença autoimune

- Tenha uma dieta saudável visando a melhora dos prognósticos e a regressão dos sintomas associados às doenças autoimunes.

- Tome água. A água ajuda a aliviar a sensação de boca seca além de ajudar na retenção de líquidos que são efeitos secundários de alguns medicamentos indicados para doenças autoimunes.

- Evite a exposição ao sol muito forte. Nada impede que você possa tomar sol no primeiro horário da manhã, mas não esqueça o filtro solar.

- Procure ajuda médica. Esteja atento aos principais sintomas, como inflamações, dor abdominal crônica, dor nas articulações, dificuldade de equilíbrio e coordenação e vermelhidão na pele. É muito importante procurar apoio especializada ao notar a presença de qualquer um desses sintomas ou mesmo de outras manifestações anormais no organismo.

- Priorize um acompanhamento médico multidisciplinar e personalizado. Por conta do difícil diagnóstico e tratamento das doenças autoimunes, otimizar esse processo garante celeridade no recebimento o medicamento infundido. O Centro de Tratamento para doenças autoimunes do HSL promove um ganho de meses e até mesmo de anos no tempo em que os pacientes levam, normalmente, para receber um diagnóstico e iniciar o tratamento. Saiba mais detalhes em https://hsl.pucrs.br/br/centro-de-tratamento-de-doencas-autoimunes.