Diretor-geral apresenta revisão do planejamento estratégico e novo modelo de gestão 2023/2024 para lideranças do HSL

Visando pôr em prática as ações necessárias para o próximo ano e pensando no reposicionamento instituição, o diretor-geral do Hospital São Lucas da PUCRS, Saulo Mengarda, reuniu as principais lideranças do HSL para apresentar a revisão do planejamento estratégico e o novo modelo de gestão 2023/2024. No encontro, Mengarda explicou as ações que foram revistas e as que foram desenvolvidas e pontuou que o objetivo principal do plano é dar mais protagonismo aos líderes e suas equipes.

“Queremos que as lideranças tenham cada vez mais participação dentro do planejamento estratégico, por isso o protagonismo é um dos nossos pontos principais. É fundamental ter essa colaboração para que tenhamos ainda mais efetividade e sinergia nos processos”, destacou o diretor. Durante a apresentação, foram abordadas as etapas de construção da revisão do planejamento estratégico, que foi pensado a partir das personas, dos desejos, das motivações, das perspectivas e necessidades que impactam a instituição, assim como o novo formato de gestão, focado na colaboração entre setores e no líder como figura principal.

“Nessa construção, instigamos as lideranças a construírem, junto de seus gerentes e diretores, as ações de desdobramento, para que assim as estratégias e indicadores sejam atingidos com mais profundidade e análise”, pontuou Mengarda. “A revisão do planejamento e a construção do novo modelo de gestão perpassam pelo questionamento ‘Como fazer melhor no Hospital São Lucas?’. Toda hora tem uma oportunidade de fazermos melhor, em que podemos potencializar nossas forças e refinar os nossos processos”, completou.

Além disso, participaram da reunião o diretor administrativo Rogério Pontes Andrade e o diretor técnico, Dr. Fabiano Ramos, que ressaltaram as questões propostas no plano e tiraram dúvidas dos colaboradores. “Para que pudéssemos planejar as ações e estratégias, reforçamos que é preciso sempre compreender quem são os nossos pacientes, colaboradores, corpo clínico, parceiros e fornecedores. Por esta razão, realizamos uma análise do cenário para observá-lo como um todo”, completou Andrade. “Um dos principais pontos que precisamos pensar é que todos os setores devem sempre trabalhar em conjunto. Por isso, nossa palavra é a colaboração, pois todos os processos compreendem essa conexão”, finalizou Ramos.