Dia Mundial da Segurança Alimentar: nutricionista destaca o cuidado necessário na manipulação de alimentos

O dia 7 de junho é marcado pelo Dia Mundial da Segurança de Alimentos, campanha que visa alertar a população para a prevenção, detecção e cuidados com os riscos dos maus hábitos de higienização e conservação das carnes, grãos, frutas e todas as comidas deliciosas que preparamos. Segundo a nutricionista do Hospital São Lucas da PUCRS, Thaís Scherer, estima-se que uma a cada dez pessoas adoecem após a ingestão de alimentos contaminados. “ 

No Brasil, a maioria das doenças são causadas pela multiplicação de bactérias, entre elas, as mais conhecidas são a salmonela, escherichia coli e staphylococcus. Existem legislações a serem seguidas para o alimento seguro, com fiscalização da vigilância sanitária, mas é importante seguir também esses cuidados em casa”, ressalta.  

As doenças transmitidas pelos alimentos são relacionadas a vários fatores: qualidade da água para o consumo humano, práticas inadequadas para higiene pessoal durante a preparação dos alimentos, conservação adequada dos alimentos de prateleira e alimentos perecíveis. Os sintomas causados pelas bactérias costumam causar dor de cabeça, febre, dor abdominal, náusea e vômito. 

“Em caso de descongelamento do alimento, ele deve ser realizado sob refrigeração, colocando o alimento na parte inferior da geladeira; após o descongelamento no micro-ondas, ele deve ser submetido logo ao cozimento”, explica a nutricionista. “São pequenos cuidados que podem garantir um alimento seguro para sua saúde”, completa a especialista.