Dia dos Pais: carinho e proximidade que educam
No segundo domingo de agosto, celebramos os laços que transformam e indicam caminhos através do amor. A data é uma homenagem à vocação familiar e ao Dia dos Pais. Desejamos que ela sirva de inspiração para que nos tornemos cada vez mais próximos e responsáveis uns pelos outros, como uma grande família planetária.
O Papa Francisco reforça a importância de os pais estarem presentes na vida e no desenvolvimento dos filhos. “Peço para vós a graça de permanecer sempre muito próximos dos vossos filhos, deixando-os crescer, mas próximos, próximos! Eles têm necessidade de vós, da vossa presença, da vossa proximidade e do vosso amor. Sede para eles como São José: guardiões do seu crescimento em idade, sabedoria e graça. Guardiões do seu caminho, educadores; e caminhai com eles. E com esta proximidade, sereis verdadeiros educadores", afirmou o pontífice.
Que a celebração da vocação familiar nos inspire a sermos cada vez mais fraternos e a espalhar o amor que nos é ensinado em nosso lar.
Sobre o mês vocacional
Em 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia-Geral, instituiu agosto como Mês Vocacional, dando ênfase ao compromisso de cada pessoa, especialmente às quatro vocações específicas: sacerdócio, vocação familiar, religiosos/religiosas e leigos/leigas. Fonte: https://blog.cancaonova.com/vocacional/historico-do-mes-vocacional/).