Dezembro Laranja: campanha conscientiza população sobre o câncer de pele
Por meio de pintas, eczemas ou outras lesões benignas, o câncer de pele é responsável por cerca de 30% dos casos diagnósticos no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, uma média de185 mil novos casos. Com o lema “Não Espere até Sentir na Pele”, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a campanha Dezembro Laranja, que visa conscientizar a população sobre os ricos da doença e a importância do uso de filtro solar como prevenção.
De acordo com a médica oncologista do HSL/Grupo Oncoclínicas, Caroline Albuquerque, o paciente deve ficar atento ao surgimento de novas lesões de pele, principalmente, após os 30 anos ou nas modificações das lesões já existentes. "Os sinais que apresentam assimetria, bordos irregulares, alteração de cor, aumento do diâmetro ou evolução como sangramento e coceira devem ser vistos como suspeitos e o paciente deve procurar avaliação do dermatologista", destaca. O diagnóstico médico do câncer é feito por meio de uma biópsia e o tratamento indicado inicialmente é realizado com a remoção completa da lesão. "Em casos mais avançados, nós discutimos possibilidades de terapias sistêmicas também", pontua.
O carcinoma bastocelular é um dos tipos de câncer de pele mais comuns do mundo e, como forma de prevenção, a dermatologista do Hospital São Lucas da PUCRS, Giovana Fensterseifer, enfatiza a importância do uso diário do protetor solar. “O fator de proteção solar (FPS) deve ser de, no mínimo, 30 e a quantidade adequada vai conferir um fator de proteção igual ao que está na embalagem”, explica. “Dessa maneira, se diminuirmos a quantidade aplicada, ainda teremos um fator de proteção adequado para não ter riscos de doenças na pele”, completou.
Além da proteção com medicamentos de uso tópico, consultas com anuais com médicos dermatologistas são importantes para que sejam realizados exames de pele e o controle dos sinais já existentes. “O horário de exposição solar também precisa ser cuidado, evitando se expor após às 10h e antes das 16h”, ressalta. “Esse mês de Dezembro Laranja é uma ótima lembrança para usarmos o filtro solar diariamente, fazermos revisões anuais com especialistas e, em sinais de alerta, procurar atendimento”, finaliza.
Mais informações
O Serviço de Dermatologia do HSL é formado por uma equipe de especialistas em diversas áreas da dermatologia, como dermatologia clínica, dermatopediatria, cirurgia dermatológica, cosmiatria, oncologia cutânea e tricologia. Além das consultas de rotina, é oferecido atendimento específico para procedimentos cirúrgicos de alta e baixa complexidade para diagnóstico e tratamento de tumores cutâneos. o HSL também conta com o Serviço de Oncologia, que visa prestar assistência integral e humanizada ao paciente oncológico. O tratamento é realizado de forma multidisciplinar e integrada, abrangendo profissionais de diversas especialidades. O Centro de Oncologia do HSL/Grupo Oncoclínicas conta com unidade de quimioterapia e consultórios médicos para tratamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3200, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, das 7h às 13h.