Aumento dos índices de felicidade: especialista diz que a gratidão influencia no enfrentamento de adversidades relacionadas à saúde mental

No dia 11 de janeiro comemora-se o Dia Internacional do Obrigado. Segundo pesquisas da área da Psicologia, o sentimento de reconhecimento ou agradecimento, intitulado como gratidão, está relacionado com bem-estar e felicidade, e influencia na saúde da população. Além disso, a sensação não está ligada apenas a ajudas recebidas, mas a todas as experiências vividas por uma pessoa durante sua vida.  

De acordo com a psicóloga do Serviço de Psicologia do Hospital São Lucas da PUCRS, Aline Lopes, as pessoas que expressam com frequência suas emoções têm índices maiores de felicidade. “A gratidão ajuda no enfrentamento de adversidades, nas experiências mais positivas e no mantimento de relacionamentos e vínculos mais sólidos”, explica.  

Existem diferentes formas para expressar a gratidão e, segundo a especialista, estudos apontam que a influência do sentimento, como por exemplo, líderes que agradecem seus colaboradores com frequência, promovem uma rotina mais motivadora e satisfatória. “Quanto mais atitudes de graça nós temos, mais teremos comportamentos voltados aos benefícios da nossa saúde”, pontua Aline.