A força da Vida: Banco de Sangue recebe visita de estudantes do Colégio Marista Champagnat
Atividade aconteceu nesta quarta-feira, 2 de outubro
“Por que o sangue é vermelho?”, “Quando nos machucamos, por que sai sangue no ferimento ao invés de água?”. Esses e muitos outros questionamentos foram abordados na visita de estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat ao Banco de Sangue do Hospital São Lucas da PUCRS nesta quarta-feira, 2 de outubro.
A partir do projeto "A Força da Vida", realizado para a Mostra de Iniciação Científica do Colégio, os estudantes definiram que o trabalho desenvolvido seria sobre o tema sangue. Por isso, a turma visitou o HSL PUCRS a fim de conhecer como funciona o processo de doação de sangue, para qual público as bolsas são destinadas e quais são os tipos sanguíneos existentes. Durante a visita, Vanessa Predebon, médica hematologista, e Gabriela Pavan, biomédica, tiraram todas as dúvidas dos estudantes e apresentaram a infraestrutura do Banco de Sangue.
“O propósito do nosso projeto era trabalhar o sangue com o enfoque da cura e não de doenças, por isso optamos por falar sobre a força da vida e o que é ser um doador. A ideia da visita, para além da aprendizagem integrada dos estudantes, foi apresentar a eles a importância da doação de sangue e incentivar as famílias como potenciais doadoras, já que eles aprenderam que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas e que seus familiares podem ajudar muitas pessoas”, destacou a professora Adriana Chaves.