20 de setembro: saiba como preparar um churrasco saudável

O dia 20 de setembro é um marco na vida dos gaúchos pela data da Revolução Farroupilha. Nessa comemoração, diversos símbolos da cultura do Rio Grande do Sul são ressaltados, como o bom e tradicional churrasco. Entretanto, o consumo da carne assada na brasa em grande quantidade deve ser feito de forma equilibrada devido aos riscos que o excesso pode causar. Segundo a cardiologista do Hospital São Lucas da PUCRS, Maria Claudia Guterres da Costa, os grandes vilões dessa comida típica para a saúde cardiovascular são o sódio e a gordura.

A carne, quando exposta a uma alta temperatura, passa por um processo de formação de substâncias perigosas, que podem estar relacionadas também ao surgimento de doenças cancerígenas. Isso acontece em decorrência da defumação que produz hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, formados pela combustão do carvão, da lenha e da gasolina.

Para que o churrasco seja feito de forma mais saudável, é importante priorizar cortes pequenos de carne para que se tenha um tempo de cozimento menor na brasa; preparar o alimento com a gordura e, na hora de consumir, retirar as partes gordurosas e a pele; marinar a carne em temperos naturais e pimenta, reduzindo a quantidade de sal; e substituir acompanhamentos embutidos, como a linguiça, por vegetais como abobrinha, beringela ou cebola.

Maria destaca que seguindo as dicas apresentadas, as chances de reduzir os fatores de risco silenciosos, como hipertensão e hipercolesterolemia, são grandes. Além disso, a especialista destaca que com uma alimentação balanceada também é possível evitar as incidências de infarto e acidentes vasculares cerebrais. “É importante fazer as revisões cardiológicas para que possamos identificar as doenças silenciosas e realizar o tratamento antes de alguma crise específica”, explica.

Mais informações

O + Cardio do HSL reúne toda a expertise dos profissionais especializados em cardiologia em uma estrutura completa de atendimento. Em um único lugar e com fluxo seguro, é possível encontrar consultas, exames e procedimentos de alta complexidade, além de uma emergência com cardiologista disponível sete dias por semana, 24 horas por dia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3200 ou pelo WhatsApp (51) 98504-6469.