20 DE MAIO: NASCIMENTO DE MARCELINO JOSÉ BENTO CHAMPAGNAT
Há 235 anos, no vilarejo de Marlhes, na França, chegava ao mundo Marcelino José Bento Champagnat, fundador do Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria. Com o seu nascimento – ocorrido no dia 20 de maio de 1789 –, nasce também a possibilidade de uma educação ao alcance das crianças e jovens mais vulneráveis.
Natural de Rosey, no interior da França, Marcelino nasceu durante a Revolução Francesa. Viver em tempos de mudanças da sociedade fez com que Champagnat desenvolvesse um espírito inquieto e incansável, sempre em busca de um mundo mais justo e humano. Comprometido com esse desejo, ele fundou, em 1817, o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria.
Em pouco tempo, a instituição se consolidou. Na época, foram criadas mais de 48 escolas que beneficiavam 7 mil estudantes nas áreas rurais da França. Suas frases são conhecidas por maristas de todo o mundo, como: “A educação é uma obra de amor".
Hoje, queremos agradecer pelo dom da vida de Champagnat, que se entrelaça com a história de milhares de pessoas que tiveram sua história transformada por meio de sua resposta ao chamado de Deus. Que possamos seguir audazes e corajosos para responder às urgências do mundo atual em busca do bem comum, sobretudo com olhar sensível às situações de injustiça e vulnerabilidade.
Saiba mais sobre a história de Champagnat aqui.